quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Agradecimento

Fontes de pesquisa

Conclusão

Com esse trabalho eu pude concluir que Intemperismo é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam a degradação e enfraquecimento das rochas que podem ser ocasionado por vários fatores como a água, o vento, a temperatura e as reações químicas e biológicas. Existem três tipos de intemperismo: físico (não causa decomposição), quimíco (comum em climas tropicais úmidos) e o biológico (produzido pelas bactérias).

Mapa Conceitual - 2ª versão


Etapas do intemperismo do óleo


1° espalhamento

2° evaporação

3° dispesão

4°emulsificação

5° dissolução

6° oxidação

7° sedimentação

8° biodegradação

Intemperismo no óleo


Uma vez derramado no mar, o óleo imediatamente sofre alterações da sua composição original, devido a uma combinação de processos físicos, químicos e biológicos chamados de intemperismo.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

1° Mapa Conceitual


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Intemperismo X erosão


A erosão envolve o transporte de substâncias fragmentadas de um local para o outro, já o intemperismo ocorre em um local não havendo transporte de substâncias fragmentadas, necessitando assim, da erosão para transporte.

Características




  • Físico: variação da temperatura; alívio de pressões; crescimento de cristais; hidratação de minerais; processos físico-biológicos.


  • Químico: oxidação; redução; hidratação; hidrólise; atividades dos ácidos; dissolução; processos químicos -biológicos.


Diferença dos tipos de intemperismo




  • Físico ou mecânico: é a forma mais comum de intemperismo, é causada pela aplicação de várias forças físicas causando a desintegração de rochas em pedaços menores. Não causa decomposição.


  • Químico: ocorre quando extratos geológicos são expostos a águas corrrentes com compostos que reagem com os componentes minerais das rochas e alteram sua constituição. Provoca o acréscimo de hidrogênio(hidratação), oxigênio(oxigenação) ou carbono e oxigênio(carbonatação) em minerais que antes não continham nenhum desses elementos.


  • Biológico: é produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos.Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo.

Tipos de intemperismo




Intemperismo físico ou mecânico, químico e biológico.

Causas gerais


As rochas são desintegradas ou alteradas pela ação do vento, da água, do clima, ou ainda, por reações químicas ou biológicas.

Origem


Intemperismo vem de intempérie, que significa "mau tempo". As mudanças de temperatura também atuam nesse processo.

Ocorre


O intemperismo ocorre à pressão e temperatura ambientes. Ele provoca o deslocamento do material.

Intemperismo


É o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam á degradação e o enfraquecimento das rochas.

P.A 2009

Segundo Projeto de Aprendizagem 2009