quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Conclusão
Com esse trabalho eu pude concluir que Intemperismo é o conjunto de fenômenos físicos e químicos que levam a degradação e enfraquecimento das rochas que podem ser ocasionado por vários fatores como a água, o vento, a temperatura e as reações químicas e biológicas. Existem três tipos de intemperismo: físico (não causa decomposição), quimíco (comum em climas tropicais úmidos) e o biológico (produzido pelas bactérias).
Etapas do intemperismo do óleo
Intemperismo no óleo
terça-feira, 20 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Intemperismo X erosão
Características
Diferença dos tipos de intemperismo

- Físico ou mecânico: é a forma mais comum de intemperismo, é causada pela aplicação de várias forças físicas causando a desintegração de rochas em pedaços menores. Não causa decomposição.
- Químico: ocorre quando extratos geológicos são expostos a águas corrrentes com compostos que reagem com os componentes minerais das rochas e alteram sua constituição. Provoca o acréscimo de hidrogênio(hidratação), oxigênio(oxigenação) ou carbono e oxigênio(carbonatação) em minerais que antes não continham nenhum desses elementos.
- Biológico: é produzido pelas bactérias, produzindo a decomposição biótica de materiais orgânicos.Este tipo de intemperismo produz os solos mais férteis do mundo.
Causas gerais
Origem
Assinar:
Postagens (Atom)